Mulheres com "M" maiúsculo

Gorda, gordinha, gordona, gorducha, fofinha, fofucha, fofolete, fofona, fofão, porpeta, bolota, bolinha, bolão, balão, hipopótamo, elefante, elefantinho, mamute, mamutinho, dinossauro, barriguda, barrigudinha, barrigudona, pancinha, pançuda, pançona, orca, jubarte, baleia, leão marinho, rolha de poço, pneu de caminhão, colchão amarrado, monte de banha, toucinho, pururuca, pururuquinha, barril…

Existem milhares de apelidos ofensivos, desde o aparentemente inofensivo gordinha até os mais agressivos como rolha de poço. Acredite, você não merece e não deve ser chamada por nenhum deles.

Alguns apelidos, no diminutivo, como gordinha e fofinha, escondem por meio de uma falsa delicadeza a verdadeira natureza ofensiva da palavra. Você tem nome e, acredito eu, deve ser sonoramente muito mais agradável do que qualquer apelido que faça referência ao seu peso.

O apresentador de TV Jô Soares, freqüentemente, defende o uso da palavra “gordo” ou “gorda” para definir uma pessoa acima do peso. Segundo ele, não existe gordinho ou gordinha e sim gordo ou gorda. Entretanto, embora o apresentador goste de ser chamado de “O Gordo” e utilize expressões como “um beijo do gordo”, para se despedir da platéia, a palavra em questão é sim extremamente ofensiva.

Segundo o Larousse Cultural, a palavra “gordo” origina-se do latim “gordus”, que quer dizer grosseiro e estúpido. Portanto, nem toda pessoa acima do peso é grosseira ou estúpida o que torna essa palavra completamente pejorativa, ofensiva e dispensável.

Quer ver só? Se alguém pergunta: “quem é a Renata”. Antes de dizer: “é aquela gorda ali”, pode dizer: “é aquela moça de azul”, ou “é aquela moça à esquerda”, ou “é aquela moça sorrindo”. Percebeu?

Marido que xinga não merece seu respeito

Se o seu companheiro te chama de alguma forma pejorativa ou faz piadas sobre o seu peso, você pode acabar com isso. Afinal, os homens são meninos grandes. E como todo menino, eles gostam de substituir os nomes das pessoas por apelidinhos.

Caso este seja o caso do seu marido, deixe claro que você não gosta de receber apelidos. Deixe claro o quanto te magoa ser chamada dessa forma.

Quer um exemplo?

“Amor, não gosto quando você me chama assim. Acho o meu nome tão bonito, porque você não me chama por ele. E quando a gente estiver em casa, sozinhos, você pode me chamar de gostosa*”

*Fale como gostaria de ser chamada

Caso ele continue insistindo nos apelidinhos indesejáveis, parta para o ataque. Às vezes, uma provocaçãozinha consegue deixar claro o quanto é triste ser ridicularizado. Por exemplo, quando ele te chamar de gorda ou por qualquer outro apelido ofensivo fale, com muita calma e com ares de superioridade:

Realmente sou gorda. Mas posso emagrecer. E você? Será que pode voltar a ser um homem educado?”

Ou então, você pode ser um pouco mais agressiva:

Realmente sou gorda. Mas posso emagrecer e ficar linda. E você que é feio mesmo sendo magro?”

Se depois de todas essas reações contra os apelidos indesejáveis, seu marido insistir em chamá-la assim, tome uma atitude séria! Isso, mais do que uma falta de sensibilidade, é falta de respeito. E ninguém merece ter ao lado, dividindo todos os momentos da vida, uma pessoa que a ofende, como se você fosse uma adversária e não uma companheira.



Um comentário:

Tempestade disse...

Tantas mulheres mesmo gordinhas chamam a atenção pela beleza e simpatia..tenho uma cunhada q é assim. Meu irmão morre de ciumes dela..rs

Quando amamos alguém não importa o físico, e sim o que vem no coração e na alma.

Achei ótimo o texto..

Te desejo um FELIZ NATAL!!!

bjinhos
Nina

Meus Blogues, visite...
www.reinventandoemocoes.blogspot.com

www.tempestade-floresnocaminho.blogspot.com


www.devaneios-fragmentos.blogspot.com